Sheilla Pincovsky assume Condepe/Fidem

Publicada em: 21 / 01 / 2019

A economista Sheilla Pincovsky assumiu a presidência da Agência Estadual de Planejamento e Pesquisas de Pernambuco (Condepe/Fidem), substituindo o advogado André Gustavo Carneiro Leão. O ato foi publicado no Diário Oficial do Estado no último sábado (19). A entidade tem como principais desafios para 2019 a elaboração do Plano de Desenvolvimento Urbano e Integrado da Região Metropolitana do Recife (PDUI-RMR), a revisão do Plano PE 2035 e a implantação efetiva da Governança Metropolitana Interfederativa. Também desenvolve importantes tarefas na área de estatística e cartografia, a exemplo da produção dos boletins do Produto Interno Bruto (PIB).

A nova presidente afirmou o compromisso com a gestão e disse contar com o apoio do corpo técnico da Condepe/Fidem para desenvolver a missão. Ao falar da tarefa de elaborar o PDUI, explicou que são duas as questões essenciais com relação ao planejamento metropolitano: a governança interfederativa e a necessidade de que ela seja compatibilizada com os Planos Diretores de cada município. “Estas duas questões são os principais desafios para o êxito dos planos. Devemos tratar da solidariedade territorial entre as cidades para o cidadão metropolitano  entendendo que não existem limites entre os municípios para o enfrentamento das questões de interesse comum. Todos saem ganhando com a governança compartilhada, principalmente nas questões relacionadas à mobilidade, à sustentabilidade e ao desenvolvimento de cada cidade”, registra Sheilla Pincovsky.

Para ela, o Estatuto da Metrópole marcou um momento de mudança e revela que as conquistas se darão a longo prazo. “Precisamos trabalhar com afinco para que os planos integrados sejam implementados”, comenta a presidente. Para isto, acrescenta, é necessária a colaboração dos municípios, do Estado com relação às regiões metropolitanas e da sociedade. “Mas, a responsabilidade de garantir a efetividade desta governança deve ser do Estado”, acrescenta. Neste contexto, a própria Condepe/Fidem foi fortalecida com a nova estrutura da governança da Região Metropolitana do Recife, onde exerce o papel de Secretaria Executiva do Conselho de Desenvolvimento Metropolitano (CDM) e articula com os municípios e sociedade civil, além de gerir o Fundo de Desenvolvimento da RMR (Funderm).

BIOGRAFIA - A economista e demógrafa, Sheilla Pincovsky, foi presidente da Agência Condepe/Fidem no período de 2003 a 2006 e, desde 2017, ocupava a diretoria de Planejamento Territorial e Metropolitano da entidade. Com pós-graduação em Gestão Governamental, também exerceu as funções de diretora de Sistema de Informações do Condepe (1995-2001); diretora executiva de Gestão Regional da Região Metropolitana de Recife (RMR); diretora geral de Planejamento e Orçamento da Secretaria de Planejamento de Pernambuco (2003); de secretária de Planejamento da Prefeitura de Jaboatão dos Guararapes (2009-2014); e secretária executiva da Secretaria de Habitação (2015-2017).