CONDEPE/FIDEM PARTICIPA DE ENCONTRO DO FÓRUM DE GERENCIAMENTO COSTEIRO

Publicada em: 10 / 05 / 2024

A autarquia integra a Gerco

crédito da foto : Semas - PE

O presidente da Agência Condepe/Fidem, Jaime Prado, participou na quinta-feira (09), da primeira reunião ordinária do Fórum Pernambucano de Gerenciamento Costeiro (Gerco) e da Rede Integrada e colaborativa multissetorial, que voltou a se reunir após 14 anos.  O encontro aconteceu no auditório do Parque Estadual de Dois Irmãos (PEDI), sendo promovido pela Secretaria de Meio Ambiente, Sustentabilidade e de Fernando de Noronha de Pernambuco (Semas-PE), e pela CPRH.

A Agência Condepe/Fidem é um dos atores integrantes do Fórum Gerco. Entre as competências deste grupo estão: propor diretrizes e normas para a instituição, acompanhar e revisar a Política/Programa Estadual de Gerenciamento Costeiro; estimular o desenvolvimento de atividades sustentáveis; apoiar a obtenção de financiamentos nacionais e internacionais para aplicação em programas e ações relacionados ao gerenciamento costeiro.

ENCONTRO - A atividade contou com a presença de instituições acadêmicas, científicas e organizações não governamentais (Ong´s) que atuam direta ou indiretamente nas áreas costeiras pernambucanas.  A pauta estava voltada para fomentar o diálogo para o fortalecimento da governança costeira e marinha do Estado.

O encontro teve uma ampla programação, com a apresentação do plano de gerenciamento costeiro nacional e estadual, de controle ambiental costeiro e o lançamento do Plano de Ação do Peixe-leão. A Secretária da Semas, Ana Luiza Ferreira, destacou a necessidade de se ter efetividade na gestão entre todos os atores.

Já a gerente de Política Costeira da Semas-PE, Andrea Olinto, contextualizou uma linha histórica do gerenciamento costeiro e os principais problemas ambientais em Pernambuco. Ela abordou instrumentos e as políticas públicas estruturadas e já implementadas, entre elas a aprovação do regimento de gerenciamento costeiro. A Condepe/Fidem participou, juntamente com outras instituições, da elaboração do projeto de Monitoramento Ambiental Integrado – MAI, que avalia processos de erosão costeira nos municípios de Jaboatão dos Guararapes, Olinda, Paulista e Recife.

Ao final da atividade, os participantes discutiram medidas e diretrizes para o fortalecimento da gestão costeira e, houve a estruturação da Rede Integrada de Gerenciamento Costeiro. Para Jaime Prado, este espaço é muito importante para promover o diálogo “estas reuniões produzirão efeitos positivos, com uma ampla abordagem, que vai garantir a sustentabilidade e a preservação ambiental”.