Conteúdo Conteúdo

 

PLANOS TERRITORIAIS

 

·         Atualização do Estudo de Agrupamento dos Municípios sob Influência de Caruaru (2020)

 

Este documento, elaborado em 2020 visou atualizar o Estudo de Agrupamento de Municípios sob Influência de Caruaru. A solicitação deste estudo realizado em 2007,  sobre a possibilidade de Caruaru e seu entorno virem a constituir uma Região Metropolitana, a segunda do Estado de Pernambuco.

Figura 3 - Capa do Estudo de Agrupamento dos Municípios sob Influência de Caruaru (2020)

Neste documento de 2020 foi utilizado como referencias estudos/conceitos do IBGE: Arranjos Populacionais e Concentrações Urbanas– 2014; Divisão Regional do Brasil- Regiões Geográficas Imediatas- 2017 e Estatuto da Metrópole–2015, para atualizar o estudo anterior.

 

Foi escolhida como área de estudo a Região Imediata de Caruaru, composta por características inerentes de cidade polo - base para outros municípios. Caruaru estabelece conexão com os municípios próximos através de relações de dependência e deslocamento da população em busca de bens, prestação de serviços e trabalho, confirmado também posteriormente neste estudo através da análise dos diversos dados primários e secundários como: Produto Interno Bruto (PIB), Grau de Urbanização e Taxa de Crescimento da População.

Observando esses diferentes referenciais, concluiu-se que há uma Centralidade em torno de Caruaru que pode ser considerada uma Microrregião. Entretanto recomendou-se um melhor embasamento através de estudos geográficos, visando um melhor conhecimento e classificação das regiões funcionais urbanas do Estado, assim como a elaboração de critérios para a institucionalização dos três tipos de agrupamentos de municípios, sugeridos na Constituição Federal – Microrregião, Aglomeração Urbana e Região Metropolitana.

Existe ainda a possibilidade da organização dos municípios, de maneira a resolver questões urbanísticas e socioeconômicas comuns, do estabelecimento de parcerias, contratos, associações e projetos consorciados.

 

 

·         Elaboração de Mapas Temáticos para o Planejamento

 

Estes mapas temáticos têm como objetivo instrumentalizar o planejamento urbano, regional e territorial, através da espacialização de dados primários e secundários, serviços, equipamentos, condicionantes físicos, geográficos e ambientais, entre outros, no propósito de poder compatibilizá-los subsidiando desta forma, a análise e formulação de propostas inerentes ao planejamento, contribuindo para o desenvolvimento sustentável das diversas regiões de desenvolvimento do Estado.

Além dos mapas temáticos elaborados para o planejamento, são elaborados mapas demandados por diversos órgãos municipais, estadual e federal, subsidiando também, o planejamento estratégico dos referidos órgãos.