Histórico

2003 – Neste ano foi criada a Agência Estadual de Planejamento e Pesquisas de Pernambuco – Condepe/Fidem, pela Lei complementar nº 049/2003 a partir da fusão do Instituto de Desenvolvimento de Pernambuco – Condepe e da Fundação de Desenvolvimento Municipal – Fidem. A instituição incorporou as funções dos extintos órgãos, com uma nova concepção de funcionamento e de estruturação, apoiada em um modelo gerencial descentralizado e com foco em resultados.

Base Legal para a Região Metropolitana do Recife – A Lei Complementar federal Nº 14, de 8 de junho de  1973 estabeleceu as regiões metropolitanas de São Paulo, Belo Horizonte, Porto Alegre, Recife, Salvador, Curitiba, Belém e Fortaleza.

CEHM – o Centro de Estudos da História Municípal foi fundado em 1976 para promover o resgate da memória municipal.

2002 - Foi realizado, pela Agência Condepe/Fidem em parceria com o Ipea e Cities Allience/Banco Mundial, o Plano Metrópole Estratégica, que apresenta diretrizes e propostas para a RM do Recife.

 

2003 – Foi garantida formalmente, através da Lei nº 12.425/2003, a gestão e execução do Programa de Infra-Estrutura em áreas de Baixa Renda na RMR – Prometrópole, um dos principais programas da época, desenvolvido pela Agência.

2004 – Foi firmado convênio entre a Agência e o Núcleo de Saúde Pública da Universidade Federal de Pernambuco –UFPE para desenvolver atividades do projeto Municípios Saudáveis no Nordeste do Brasil. Inicialmente contou com a participação de cinco municípios.

2006 – Iniciou o processo de construção das Diretrizes para a Ocupação Sustentável do Território Estratégico de Suape.

2008 – O regulamento e o Manual de Serviços da Agência Condepe/Fidem foram aprovados a partir de legislações especificas.

2008 – Realização do Seminário sobre o Programa Especial de Controle Urbano e Ambiental do TE Suape.

2012 - Publicação do Regulamento Interno da instituição através de decreto estadual nº 38.106/2012. 

2012 – Foram retomadas as atividades do Anuário Estatístico de Pernambuco.

2014 – Foram realizados Seminários Desafios Metropolitanos – como Enfrentá-los.

2015 – Foi realizada a primeira oficina de validação da caracterização e diagnóstico situacional do Plano de Desenvolvimento Sustentável da área de influência do município de Bom Conselho

2018 – Foi elaborado um novo modelo de gestão e de governança interfederativa adequado às exigências propostas pelo Estatuto da Metrópole, Lei Federal nº 13.0892015 e promulgado pela Lei Complementar Estadual nº 382/2018. Este é um marco regulatório para institucionalização da governança interfederativa no âmbito das Regiões Metropolitanas e das Aglomerações Urbanas.

2018 – O município de Goiana incorporado inicialmente na RMR, através da Lei complementar nº 426/2020, foi realocado para a Região de Desenvolvimento da Mata Norte.

2018 – Foi realizada em abril a 1º reunião do Conselho de Desenvolvimento Metropolitano – CDR/RMR dentro do Seminário Diretrizes para o Desenvolvimento Urbano Integrado

 2018 – Foi iniciado o processo de revisão do Plano de Diretor do município de Taquaritinga do Norte