LEVANTAMENTO TRATA SOBRE DADOS DA ECONOMIA DO TURISMO EM PE

Publicada em: 23 / 04 / 2024

A Agência Condepe/Fidem concluiu um estudo específico sobre a participação do turismo na economia pernambucana. O documento foi apresentado durante reunião na sexta-feira (19), na nova sede da autarquia, pelo presidente Jaime Prado ao superintendente de Pesquisas e Dados Aéreos da Secretaria Estadual de Turismo, Hamilton Falcão.

Estavam presentes na ocasião o diretor de Estudos, Pesquisas e Estatística da Condepe/Fidem (DEPE), Daniel Oliveira, o técnico da área, Fernando Maia; além do gerente de estudos e pesquisas da Setur, Eduardo Araújo, da diretora de Planejamento da Empetur, Debora Gonçalves e da técnica da Setur, Lucila Ferreira.

A Setur avaliou positivamente o levantamento e sugeriu alguns ajustes. Com a conclusão, o boletim contendo informações sobre as Atividades Características do Turismo - ACTs será entregue em data a ser agendada, ao secretário Daniel Coelho, titular da pasta de turismo, que dará publicidade aos dados do levantamento. A equipe da secretaria já demandou um outro estudo, desta vez sobre o mercado de trabalho direcionado ao turismo.

“Temos a Condepe/Fidem como entidade de referência em estudos. É muito importante esta parceria para complementar nossas pesquisas", falou o Superintendente da Setur, Hamilton Falcão. Jaime Prado enfatizou que estes estudos são importantes como subsídios para a elaboração de políticas públicas que venham potencializar as atividades turísticas, “a produção de estatísticas sobre o setor e a análise das características regionais de Pernambuco podem auxiliar num melhor uso dos potenciais do segmento”, disse o gestor.

O boletim está sendo desenvolvido pela Depe e traz nesta primeira edição informações econômicas sobre as atividades turísticas, inclusive com gráficos, até o ano de 2021 (ano base já consolidado pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatísticas – IBGE no escopo do Sistema de Contas Regionais e Produtor Interno Bruto – PIB dos municípios). Entre outras temáticas, são mostradas as regiões com maior potencial turístico e em que cadeia produtiva. A metodologia do trabalho é referendada pela Organização Mundial do Turismo - OMT e pelo IBGE. No País, apenas a Bahia e Minas Gerais atualmente desenvolvem um trabalho similar.