HISTORIADORES LOTAM AUDITÓRIO DA CONDEPE/FIDEM

/image/journal/article?img_id=79908560&t=1713281946993

Publicada em: 13 / 04 / 2024

Historiadores e autoridades ligadas à história municipal lotaram na quinta-feira, (11), o auditório da nova sede da Agência Condepe/Fidem, na Boa Vista, para prestigiarem o lançamento da 2º edição do livro Francisco Ricardo Nobre, o Inglês da Volta, e sua descendência (revista e ampliada). O livro é de autoria dos historiadores Yony Sampaio e Geraldo Tenório Aoun (já falecido) e integra a Coleção Tempo Municipal do Centro de Centro de Estudos da História Municipal (CEHM/Condepe/Fidem). O livro conta a história genealógica de Francisco Ricardo Nobre, um nobre que veio da Inglaterra e se encantou pelo Sertão do Pajeú e viveu por aqui até o seu falecimento em 1890. A reedição objetivou a atualização da pesquisa genealógica do personagem central e também complementar as informações vistas anteriormente. A cerimônia proporcionou um momento de interação e alegria entre os presentes.

O presidente da Agência Condepe/Fidem, Jaime Prado, esteve à frente da mesa de abertura do evento juntamente com a Assessora Técnica da Secretaria de Cultura, Luciana Lima, o ex coordenador do CEHM, Miguel Meira, um dos autores do livro, Yony Sampaio e Fernando Aoun Filho, sobrinho de Geraldo Aoun, que o representou na ocasião. Também estavam presentes, os diretores da Condepe/Fidem : Fátima Lacerda, Cláudio Manguinho e Marcos Luís Lira, e muitos dos associados ao CEHM/Condepe/Fidem, entre eles Geraldo Ferraz, Eleny Silveira e Francisco Bonato e seus familiares.

O ex coordenador do CEHM, Miguel Meira iniciou as falas com a leitura da ata da reunião antecedente do colegiado. Em seguida, o historiador José Erivelton fez uma breve apresentação do livro, ressaltando que o volume trata da história genealógica da família do Inglês, em uma linguagem leve e fácil entendimento. Em sua fala, o autor Yoni Sampaio detalhou o histórico da elaboração deste livro e das muitas viagens que fez junto com Geraldo Aoun para a área do Pajeú, visando conseguir informações sobre a trajetória de Francisco Nobre. Yony Sampaio também destacou que nesta atual edição foram inseridas novas informações da passagem do nobre por nosso Estado. O sobrinho de Geraldo Aoun, Fernando Aoun Filho teve oportunidade de enaltecer a trajetória de seu tio na escrita municipalista. A representante da Secult, Luciana Lima, destacou o importante papel do CEHM na salvaguarda da memória dos municípios pernambucanos, e, manifestou que avaliará uma aproximação maior entre a secretaria e o CEHM/Condepe/Fidem, para desenvolver atividades em comum.

Ao se pronunciar o presidente Jaime Prado comentou que se comprometeu com os historiadores do CEHM/Condepe/Fidem, no início de sua gestão em junho do ano passado, a preservar um espaço na nova sede para que eles continuassem as reuniões e a desenvolver os escritos históricos. “Conseguimos cumprir este compromisso oferecendo uma área para os historiadores, garantindo o apoio a esta atividade. Vamos buscar parcerias para prosseguirmos com o programa editorial, inclusive com um maior diálogo com a Secult”, complementou o gestor estadual. O presidente Jaime Prado convidou Miguel Meira e José Erivelton a continuarem, de forma voluntária, a coordenar as ações e fazer a articulação entre os historiadores e a Condepe/Fidem.