Notícias

CONDEPE/FIDEM CRESCE NOS ÍNDICES DE CONTROLE INTERNO DA SCGE

/image/journal/article?img_id=78543319&t=1700847058961

Publicada em: 24 / 11 / 2023

 A Agência Condepe/Fidem vem ascendendo nos últimos cinco meses no Indicador de Adequação ao Sistema de Controle Interno do Poder Executivo Estadual (IAS), que é monitorado pela Secretaria Geral da Controladoria Interna do Estado (SCGE).


No início deste ano, a instituição estava avaliada em 7,2% no referido ranking, o que posicionava a agência no nível 1 de adequação. Atualmente, porém, o índice está em 46,8%, elevando a colocação para o nível 3 de adequação, na escala que vai até o nível máximo de 5.

O IAS foi uma ferramenta criada pela SCGE, contendo 30 pontos de controle definidos a partir das diretrizes traçadas no Decreto Estadual nº 47.087/2019 e na Portaria SCGE nº 11/2019. O indicador se estabelece a partir de três eixos (conformidade, aprendizado e atuação) e destina-se ao acompanhamento da eficiência e eficácia das unidades de controle interno da administração pública estadual direta e indireta.

O resultado obtido pela Condepe/Fidem é consequência de um conjunto de medidas institucionais destinadas à prevenção e correção de situações de riscos internos, a exemplo de ações nas áreas da transparência ativa e passiva, integridade, promoção da ética, confiabilidade e credibilidade.

De acordo com a gestora de controle interno da Agência Condepe/Fidem, Andréa Borba, o empenho na adequada execução das diretrizes institucionais e o trabalho em parceria no monitoramento das dimensões definidas pela SCGE explicam os bons resultados alcançados. “Os resultados do IAS são uma conquista para esta entidade e refletem o compromisso da atual gestão com as práticas de boa governança”, afirmou.