Notícias

Reunião marca início da revisão do Plano Diretor de Bonito

/image/journal/article?img_id=71271357&t=1649865191971

Publicada em: 13 / 04 / 2022

 

O município de Bonito iniciou a revisão do Plano Diretor com a realização de reunião técnica com a participação de cerca de sessenta pessoas, no auditório da Escola municipal Paulo Queiroz. O evento faz parte da primeira etapa de atividades. O objetivo foi o de fazer a gestão municipal se apropriar do Plano vigente, facilitando a construção de propostas para o documento, diante de um novo cenário socioeconômico local. 

A equipe técnica da Agência Estadual de Planejamento e Pesquisas de Pernambuco – Condepe/Fidem, formada por Graça Tavares, Paulo da Fonte e Célia Trindade esteve presente na ocasião. A reunião contou com a participação do prefeito Gustavo Adolfo e do vice-prefeito Edson Monteiro; o promotor da cidade, Adriano Camargo; e dos vereadores Ana Clea, Italo Damasceno, Eije Morimura, José Holanda Cavalcanti e Divaldo José; e representantes da sociedade civil, entre outros.

REUNIÃO – No evento, os secretários municipais analisaram o PD vigente, com a realização de uma leitura crítica do documento, listando as ações que consideram prioritárias por áreas temáticas (meio ambiente, turismo, saúde, educação, desenvolvimento econômico e obras). Os técnicos da Agência Condepe/Fidem, acompanhados pelo diretor da Agência de Desenvolvimento de Bonito, José Pinheiro e da Coordenadora dos trabalhos de revisão do PD por parte municipal, Manuela Maranhão, visitaram três distritos (Alto Bonito, Bentivi e Estreito Norte), para conhecer os principais equipamentos e ouvir as expectativas da população e gestores quanto ao trabalho.

Com base em um convênio de Cooperação Técnica, a Agência Condepe/Fidem tem como atribuição dar suporte metodológico à revisão do PD, apoiando todo o processo de elaboração de documento.  A sociedade civil participará de todo o processo, através do Núcleo Gestor. Ele é paritário e contará com representantes do setor público e de vários setores sociais.

O prefeito Gustavo Adolfo falou da importância do Plano Diretor com relação à função social do município, garantindo o bem-estar de seus habitantes. Para ele, Bonito já está bem avançado em vários aspectos e “espera-se continuar neste caminho. Será elaborado o melhor Plano Diretor de Pernambuco”.  Já o promotor Adriano Camargo enfatizou o papel dos PDs no sentido de atender aos requisitos  do Estatuto da Cidade. “todas as etapas deste trabalho devem se pautar pela ampla participação popular com a promoção de audiências públicas e debates com a população, além da publicidade de todos os documentos e informações produzidas. Coloco-me como guardião da lei do Plano Diretor, me prontificando a acompanhar todos os trabalhos e posteriormente a sua implantação”, disse ele.