REVISÃO DO PD DE SUAPE TEM CONTRIBUIÇÃO DA CONDEPE/FIDEM

/image/journal/article?img_id=70615051&t=1647612086362

Publicada em: 17 / 03 / 2022

A Agência Estadual de Planejamento e Pesquisas de Pernambuco – Condepe/Fidem vai contribuir na tarefa de revisão do Plano Diretor Suape 2030. Neste sentido, ocorreu na quinta-feira (17) reunião na sede da entidade entre técnicos da própria Agência, do Complexo Portuário de Suape e da consultoria formada pelo consórcio TPF e Ceplan. O objetivo foi realizar a interface de informações sobre projetos e ações que possam nortear o PD.

A presidente da Agência Condepe/Fidem, Sheilla Pincovsky, elogiou o direcionamento da elaboração do documento, enfatizando que o PD de Suape deve ser realizado com foco no território aproveitando todos os referenciais que já existem no planejamento estratégico, “para verticalizar não apenas o operacional numa visão interna dentro do complexo, mas com interação com as gestões municipais”.

Durante o encontro houve uma apresentação do cronograma de trabalho que está dividido em quatro etapas. As duas primeiras, de inicialização e coleta de informações e a divisão por grupos temáticos; a terceira etapa será a delimitação de propostas, seguida de alinhamento de ideias; na última etapa haverá a apresentação do Plano urbanístico e um pré-zoneamento. Diversas reuniões setoriais serão realizadas até a conclusão das atividades.

A diretora de Planejamento e Ordenamento Territorial da Condepe/Fidem, Sônia Calheiros, destacou, durante a reunião, documentos produzidos pela instituição que podem embasar o PD de Suape : Planos Diretores Municipais (entre eles o de Cabo de Santo Agostinho e ‘de Ipojuca); o Programa Especial de Controle urbano e Ambiental do Território Estratégico de Suape (já concluído); e, o Plano de Desenvolvimento Urbano Integrado para a  Região Metropolitana do Recife (PDUI-RMR).

Entre as recomendações da diretora está a que diz que no momento da revisão do Plano Diretor, a Empresa Suape deverá levar em consideração as macro áreas definidas PDP Municipal, bem como os parâmetros indicados para estas áreas.  O coordenador de Planejamento e Urbanismo do Complexo Suape, Roberto Salomão, afirmou que a contribuição da Agência Condepe/Fidem é fundamental para a atividade devido a expertise com realização a preparação de documentos para o planejamento urbano em todo o Estado.

PLANO DIRETOR – o objetivo da realização da revisão do PD de Suape é revisitar todo o planejamento físico-territorial e estratégico da empresa frente às novas demandas de mercado e aos desafios impostos pelo atual cenário econômico. Os serviços serão executados em 15 meses.  O Plano Diretor Suape 2030 foi elaborado em 2011.