Notícias

REVISTA DA HISTÓRIA MUNICIPAL CHEGA AO 12º VOLUME

/image/journal/article?img_id=70314450&t=1643723550078

Publicada em: 01 / 02 / 2022

 

A Revista da História Municipal  - Divulgando a História Municipal chega ao seu volume nº 12.  O documento faz parte da coleção de mesmo nome do Centro de Estudos da História Municipal – CEHM da Agência Estadual de Planejamento e Pesquisas de Pernambuco - Condepe/Fidem. A publicação foi possível dentro de um convênio com  a Companhia Editora de  Pernambuco – Cepe.

A Revista apresenta diversos artigos referentes à história, fatos e personagens de todas as regiões de Pernambuco. Em seu volume 12, tem 230 páginas distribuídas em 15 capítulos com várias ilustrações, começando com dois artigos que tratam da história do próprio CEHM, um escrito por Yoni Sampaio e outro por Geraldo Ferraz. A apresentação é do escritor Erivelton de França e Silva.  

Três artigos se relacionam com a temática  histórico-religiosa :   A Guerra do Ararobá  (1689 – 1692) de Ígor Cardoso; O primado do convento de São Franscico de Olinda na história da Ordem Franciscana no Brasi, de Rafael Frerreira da Costa; e, a Igreja de Nossa Senhora do Rosário dos Pretos do Recife : Origem e traços de sua história – de  Erivelton de França e Silva.

Quatro textos tratam de personagens da historiografia pernambucana : Salvai! Salvai! o Salvacionismo Dantista em 1911, de José Walter Vieira; Barão de Lucena : Estadista no Império e na república, de Edinalda Cardoso Granja; Antônio Baracho : o rei da ciranda de Abreu e Lima, de Flávio Alves Leite; e, Capitão José Correia da Silva : Primeiro comandante de um serviço de policiamento ostensivo no Brasil, de Carlos Cavalcanti

Outros artigos tratam sobre a genealogia de famílias pernambucanas: Um tronco sertanejo: A família Nunes de Magalhães de Serra Talhada, de Yony Sampaio; José Pereira da Silva : Quem foi o tronco da família Pereira da Silva versões e controvérsias, de Joaquim Pereira da Silva; sobre a Indústria têxtil temos  Paulista : uma cidade em torno das chaminés – de Telma de Barros; e, temática indígena em O Toré dos Indios Xucuru do Orocubá (Pesqueira e Poção- PE), de Eraldo Gomes de Oliveira.

O CEHM tem como meta contribuir para um melhor conhecimento da história municipal, estimulando historiadores e apoiando a divulgação da história municipal e apoiando a divulgação de seus trabalhos.