PIB DE PERNAMBUCO REGISTRA ÍNDICE DE 0,7% COM RELAÇÃO AO TRIMESTRE ANT

Publicada em: 07 / 12 / 2021

No terceiro trimestre de 2021, o Produto Interno Bruto de Pernambuco (PIB/PE), a preços de mercado, apresentou crescimento de 0,7% em relação ao trimestre imediatamente anterior, enquanto a economia nacional registrou queda de – 0,1% no mesmo período comparativo. Estes dados foram divulgados pela Agência Estadual de Planejamento e Pesquisas de Pernambuco – Condepe/Fidem, nesta segunda-feira (06.12), em videoconferência direcionada à imprensa local. Em termos de valores correntes a economia pernambucana agregou R$ 67,7 bilhões, no 3º trimestre.

A presidente da Agência Condepe/Fidem, Sheilla Pincovsky, acentuou que neste momento de crise causada pela pandemia do Covid -19 é importante, para se  analisar o cenário econômico, em curto prazo, se comparar os números trimestrais com o mesmo período imediatamente anterior. “Desta forma podemos vislumbrar a recuperação da economia de forma mais próxima, pois no comparativo anual, em longo prazo, tendo como base o ano de 2020, que foi atípico, na fase deprimida sob influência das consequências da patologia”, garantiu a gestora estadual.

O comportamento do PIB/PE trimestral decorreu do seguinte resultado dos três grandes setores econômicos: os números foram positivos com relação aos serviços ( 0,7%) e agropecuária (0,2%), e houve uma queda com relação à indústria (-3,4%), impactada pela redução no refino do petróleo. Na avaliação setorial no trimestre,  em relação ao ano anterior, foram registrados os principais destaques no  segmento da Agropecuária. As  lavouras temporárias (5,9%) se sobressaíram com as produções de arroz, cana-de-açúcar, cebola, melão, tomate, abacaxi e batata doce.  Nas lavouras permanentes (1,9%), destacam-se café, banana, maracujá, manga, limão, uva e coco-da-baía. Já a pecuária - bovinos, ovos, leite e aves- apresentou índice de 5,9%.

O diretor de Estudos e Pesquisas da Agência Condepe/Fidem, Maurílio Lima, comentou sobre a queda da produção industrial, afirmando que o levantamento trimestral mostra um decréscimo nos índices desta área, mas que na estatística final anual, os índices serão positivos devido ao comportamento nos outros meses.  A indústria de transformação foi a que mais impactou a queda no segmento, contabilizando -12,1% puxada principalmente pelo coque, de produtos derivados do petróleo e de biocombustíveis (-72,1%); Índices positivos para os setores de  outros equipamentos de transporte, exceto veículos automotores: (45,5%) veículos automotores, reboques e carrocerias (19,9%) produtos de metal, exceto máquinas e equipamentos: (7,8%) celulose, papel e produtos de papel: (2,0%); a construção civil ficou com 1,8%; produção e distribuição de eletricidade, gás, água, esgoto e limpeza urbana: 24,2%. Já o segmento de serviços teve como principais números : transporte, armazenagem e correio (26,7%), outros serviços (14,7%), atividades imobiliárias e aluguéis (2,0%) e o comércio (-3,2%).

A Agência Condepe/Fidem vai divulgar também em videoconferência no próximo dia 17.12 (sexta-feira),  os dados do PIB Municipal 2019 (divulgação nacional com o IBGE) e por Regiões de Desenvolvimento (RDs), além de um balanço do PIB anual 2021.