Logo Condepe Notícias

14.10.2021 - 10:17
LIVRO REZAS E BACAMARTES É O 42º VOLUME DA COLEÇÃO TEMPO MUNICIPAL DO CEHM/AGÊNCIA CONDEPE/FIDEM

A Agência Estadual de Planejamento e Pesquisas de Pernambuco – Condepe/Fidem publicou o livro Entre Rezas e Bacamartes - Belmonte e Vila Bela no Paroquiato do Monsenhor Afonso Pequeno, de autoria de Valdir José Nogueira de Moura. O volume é o 42º da Coleção Tempo Municipal do Centro de Estudos da História Municipal – CEHM/Agência Condepe/Fidem.  A ação ocorre a partir de um convênio com a Companhia Editora de Pernambuco – Cepe.

O livro contém cerca de 400 páginas, distribuídas em VIII capítulos. Trata de aspectos e fatos da tradicional e secular rixa entre as famílias dos Pereiras e dos Carvalhos, a  partir do Monsenhor Afonso Antero Pequeno, que viveu no Pajéu entre os anos de 1903 a 1908 em Belmonte, e Serra Talhada, antiga Vila Bela.  Segundo historiadores esta e a zona sertaneja mais influenciada pela história do cangaço. O prefácio é do historiador Frederico Pernambucano de Mello e do jornalista Rangel Alves da Costa.

O livro traz uma iconografia com fotos de igrejas e casarios da vila de São José de Belmonte, de representantes das famílias como o coronel José de Belém de Figueiredo e do delegado Manoel Pereira Maranhão, além de cartas de comandantes dos dois clãs. Valdir Nogueira é escritor, historiador, professor com atuação em Belmonte.

O CEHM/Agência Condepe/Fidem conta com um programa editorial, que publica os livros dos historiadores nativos do interior, associados do centro. O objetivo é de promover o resgate da memória municipal, estimulando a preservação da memória local, a conservação do rico acervo documental dos municípios e o registro de fatos e informações acerca da história das cidades pernambucanas.