Notícias

CONDEPE/FIDEM RECEBE HOMENAGEM DA ALEPE POR PLANO DIRETOR DE TAQUARITINGA D

/image/journal/article?img_id=69061321&t=1631882704953

Publicada em: 13 / 09 / 2021

 obs - a reunião ocorreu antes da pandemia da Covid-19, em 2018. 

O plenário da Assembleia Legislativa (Alepe) aprovou o Voto de Aplauso à Agência Estadual de Planejamento e Pesquisas de Pernambuco – Condepe/Fidem, pela coordenação da revisão do Plano Diretor de Taquaritinga do Norte (Agreste).  Cerca de 20 pessoas da instituição, entre técnicos e estagiários, participaram da atividade. 

 

A Alepe justificou o voto de aplauso à equipe técnica da Condepe/Fidem pela importância do trabalho executado. “O processo de transformação do país tem início com o fortalecimento dos municípios, sendo, para isso, fundamental a elaboração atenta do Plano Diretor, concebido como instrumento que norteará a política de desenvolvimento na esfera municipal.”, disse o deputado Diogo Moraes no requerimento.

 

A presidente da Agência Condepe/Fidem, Sheilla Pincovsky, registrou que: “É importante a revisão dos planos diretores para garantir o atendimento das necessidades da cidade, uma melhor qualidade de vida da população, além da preservação e restauração dos sistemas ambientais, entre outros”. 

 

Equipe envolvida no processo de revisão: Sônia Calheiros, diretora de Planejamento Territorial e Metropolitano da Agência Condepe/Fidem; Graça Tavares, gerente Geral de planejamento Territorial; Cláudia Melo, gestora de Planejamento Territorial; Paulo da Fonte, coordenador Executiva; técnicas Larissa Carvalho e Danielli Cristini; estagiários Mateus Brito e Gabriela Polo; consultores: Deyze Barbosa, Ronaldo Veiga, José Evilásio de Araújo, Leslei Farias, Thais Rubens, Ladislau Freitas e Clara Melo.

 

O município de Taquaritinga do Norte foi pioneiro na formação de equipe técnica para coordenação do processo de revisão do PD, contando com o apoio técnico  da Agência Condepe/Fidem e visando atender aos ODM - Objetivos de Desenvolvimento Sustentável. O convênio definiu a “Metodologia da Revisão”, com prazos, custos, estratégia de mobilização da população, instrumentos de divulgação do processo, transparência pública das ações, formação do Núcleo Gestor Local, capacitações das equipes, fóruns, audiências públicas, levantamento de dados, análise de informações, formatação de diretrizes estratégicas, pactuação de propostas e relatório final. 

 

Plano Diretores - A revisão do Plano Diretor de Bonito também está em andamento com o suporte técnico da Agência Condepe/Fidem., estando na fase de preparação do Diagnóstico de  configuração urbanística. A elaboração da revisão dos PDs ocorrem com a participação da sociedade civil e o poder público.