RESULTADOS DO PIB/PE 3º TRIMESTRE DEMONSTRAM FORTE RECUPERAÇÃO DA ECONOMIA

Publicada em: 09 / 12 / 2020

CRESCIMENTO DE 10,8% EM RELACAO AO 2º TRIMESTRE DESTE ANO

No terceiro trimestre de 2020, o Produto Interno Bruto de Pernambuco (PIB/PE), a preços de mercado apresentou crescimento de 10,8% em relação ao trimestre imediatamente anterior, enquanto a economia nacional registrou 7,7% no mesmo comparativo. Estes dados foram divulgados pela Agência Estadual de Planejamento e Pesquisas de Pernambuco – Condepe/Fidem, nesta sexta-feira (11), durante videoconferência, que contou com a participação do secretário de Desenvolvimento Econômico de Pernambuco, Bruno Schwambach, além de Marcelo Freire (também da Sdec), Luiz Lima (Da UFPE), jornalistas, entre outros.

Para a presidente da Agência Condepe/Fidem, Sheilla Pincovsky, é uma importante recuperação em um ano, uma vez que no trimestre anterior a economia (mundial, nacional e estadual) foi afetada fortemente pelos efeitos da Pandemia do Covid-19. Mas, acrescentou a gestora da Agência, o estudo mostra  que a economia está se recuperando e retomando os patamares anteriores, “os índices mostram que estamos no caminho certo”.

Os dados também mostram que a recuperação é observada em relação ao terceiro trimestre 2019, com um crescimento de 0,5% e o PIB nacional registrou queda de 3,9%. Em termos de valores correntes a economia pernambucana agregou R$ 52,7 bilhões, no 3º trimestre.

Os resultados acumulados no ano, até o terceiro trimestre de 2020, tem a influência do desempenho econômico nos dois primeiros trimestres do ano, embora com números maiores que o nacional. O PIB pernambucano registrou redução de 2,7% e o nacional 5,0%, em relação a igual período do ano anterior.

DESEMPENHO SETORIAL - 3º TRIMESTRE/2020

O comportamento do PIB de Pernambuco, no trimestre em relação ao trimestre anterior, decorreu do seguinte resultado dos três grandes setores econômicos: Agropecuária (5,9%), Indústria (24,6%) e Serviços (6,4%).

Em relação ao 3º trimestre de 2019, o Setor Agropecuário apresentou variação de 20,7%%. Destaque neste setor para a produção das chamadas lavouras temporárias (cana-de-açúcar, mandioca, milho, cebola, entre outros), que cresceram 56,3%. Já a pecuária (bovinos, ovos e aves) cresceu 4,0%. Entre as atividades industriais, que cresceram 7,9%, o destaque foi o aumento na indústria da transformação (11,7%). Houve decréscimo nos Serviços (-2,5%), apesar do comportamento positivo do comércio (7,9%) e da intermediação financeira, seguros, previdência complementar e serviços relacionados (5,2%).

Taxas de Variação do PIB Trimestral - Pernambuco e Brasil - 3º Trimestre/2020(*)

Taxas (%)

Pernambuco

Trimestre / trimestre imediatamente anterior (com ajuste sazonal)