Notícias

PDUI inicia etapa de seminários temáticos com debates sobre macroeconomia e vulnerabilidade social

/image/journal/article?img_id=55757075&t=1566848255681

Publicada em: 26 / 08 / 2019

 

De hoje até a próxima quarta-feira (28), especialistas e autoridades na Região Metropolitana do Recife (RMR) se reúnem no auditório da Agência Estadual de Planejamento e Pesquisas de Pernambuco, Condepe/Fidem para dar início à etapa de seminários temáticos do Plano de Desenvolvimento Urbano Integrado da Região Metropolitana do Recife (PDUI-RMR). O objetivo é debater temas específicos, visando a subsidiar a elaboração do documento final que será enviado à Assembleia Legislativa no final do ano.

Representantes da Agência Condepe/Fidem e da Secretaria de Desenvolvimento Urbano e Habitação já percorreram os 15 municípios do território, nos meses de junho e julho, para colher as propostas da população durante a realização das audiências públicas em cada uma das cidades. Ao todo serão realizados cinco debates temáticos, todos ocorrendo no auditório da Agência Condepe/Fidem. Nesta segunda-feira (26), foram realizados os seminários com os temas Macroeconomia e Vulnerabilidade social. Nesta terça (27), será a vez das temáticas: mobilidade metropolitana, meio ambiente e sustentabilidade. Na quarta-feira, o tema será ambiente construído.

Dentro da programação, o primeiro deles, sobre macroeconomia, ocorreu na manhã desta segunda-feira, tendo como palestrantes os economistas Sérgio Buarque e Tânia Bacelar. A abertura do evento foi realizada pela presidente da Agência Condepe/Fidem, Sheilla Pincovsky. A mesa contou ainda com a presença do secretário Estadual de Desenvolvimento Urbano e Habitação, Marcelo Bruto, da secretária executiva de Políticas Públicas da Secretaria Estadual de Desenvolvimento Econômico, Maíra Fischer, do presidente da AD Diper, Roberto Abreu, e do prefeito de Moreno, Vavá Rufino.

Em sua palestra, Sérgio Buarque falou sobre os aspectos macroeconômicos e a espacialização das atividades econômicas. Já Tânia Bacelar destacou a macroeconomia e as regiões metropolitanas. Em sua apresentação, fez uma análise da economia brasileira e pernambucana das décadas mais recentes até o momento, incluindo dados sobre o Produto Interno Bruto (PIB) e o mercado de trabalho, o que segundo ela, interfere diretamente na questão metropolitana.

Para a economista, vem ocorrendo uma “modesta” descentralização de investimentos da metrópole para o interior, destacando o crescimento econômico do município de Serra Talhada. Como desafios para Pernambuco, Tânia Bacelar citou o desemprego e melhorias na logística do comércio. “Há verdadeiramente a necessidade de se fazer um plano analisando as questões para o futuro, do século XXI, mas sem esquecer as experiências do passado”, disse.

Em seguida, foi realizada uma mesa redonda sobre infraestrutura para o desenvolvimento e o fortalecimento de novas centralidades, escoamento da produção, portos, logística, rodovias, ferrovias, comunicações e matriz energética. Durante o debate, o secretário Marcelo Bruto provocou os presentes a discutir se o PDUI terá o papel de articular e levar ao diálogo os municípios do território.

O prefeito Vavá Rufino enfatizou que o PDUI-RMR só alcançará o objetivo de integração dos municípios com “efetiva vontade e decisão politica dos governantes”. O secretário de Planejamento do Recife, Antônio Alexandre, comentou que deve ser analisada a questão do modelo de gestão do plano. Ao término da reunião, Sheilla Pincovsky disse que todas as questões tratadas serão analisadas. Para a presidente, o principal desafio do PDUI-RMR é a captação de recursos para a execução de ações.

O segundo seminário ocorreu à tarde. O professor Francisco Jatobá iniciou os trabalhos falando sobre vulnerabilidade social e a espacialização das políticas sociais. Em seguida, Murilo Cavalcanti, da Secretaria de Segurança Urbana do Recife, proferiu palestra sobre Vulnerabilidade social e segurança cidadã. Ele registrou várias idas a cidade de Medelín, na Colômbia, para ver como conseguiram superar os altos índices de violência na cidade. “Uma boa safra de prefeitos realizou intervenções, especialmente em educação infantil, e conseguiu tirar Medelín da situação caótica em que estava”.

A mesa redonda contou com a participação de Joelson Rodrigues, da Secretaria de Desenvolvimento Social, Criança e Juventude de Pernambuco; Bernadete Perez Coelho e Camila Abagaro, da Universidade Federal de Pernambuco - UFPE e, Silvia Cordeiro, secretária estadual da Mulher.

PROGRAMAÇÃO - Os seminários temáticos seguem amanhã, terça-feira (27), com os seguintes temas: pela manhã,  a partir das 9 horas: Mobilidade Metropolitana. À tarde, a partir das 14 horas: Meio Ambiente e Sustentabilidade. Na quarta-feira (28), a programação será apenas pela manhã com o tema Ambiente Construído.

Sheilla Pincovsky explicou que estes seminários são de grande importância, para que  especialistas apresentem questões conceituais e experiências que possam ajudar na discussão dos desafios das metrópoles. “A expectativa é de oferecer estímulos para um debate público de reflexão, abordando aqueles desafios que consideramos fundamentais para o enfrentamento dos problemas atuais e de preparação para o futuro das regiões metropolitanas”, relatou a presidente.