Logo Condepe Notícias

25.05.2018 - 06:31
Agência Condepe/Fidem participa de videoconferência com IBGE para ajustes nas projeções populacionais

Técnicos da Agência Estadual de Planejamento e Pesquisas de Pernambuco - Condepe/Fidem participaram de videoconferência na última quarta-feira (23/05), na sede do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística – IBGE seccional Recife, em Boa Viagem. A reunião on-line mobilizou ainda outros estados que estão ligados ao Sistema de Estimativas e Projeções de População – Sispep. O objetivo foi de realizar a troca de informações e esclarecimentos de dúvidas metodológicas a respeito de dados que compõem as projeções populacionais estaduais e estimativas municipais. As informações estão sendo unificadas em um documento que deverá ser divulgado no próximo semestre.

O IBGE coordenou a reunião a partir da sede do Rio de Janeiro, tendo como mediadora a gerente de Estudos e Análises da Dinâmica Demográfica, Leila Regina Ervatti. Além da representatividade de Pernambuco, se fizeram presentes as equipes dos Estados do Amapá, Góias, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Pará, Paraíba, Roraima, São Paulo, Sergipe, entre outros. A unificação da elaboração da base de dados faz parte de um acordo de cooperação técnica celebrado entre os órgãos de planejamento e pesquisas estaduais e o IBGE, que inclui a implantação do Sispep. A nova ferramenta permite o cálculo de todas as variáveis envolvidas no processo, como mortalidade, fecundidade e migração por faixa etária e sexo. Os técnicos estaduais vêm participando de encontros e capacitações voltadas para a concretização desta base de dados unificada.

ON-LINE - Na reunião foram analisados parâmetros concernentes à estimativa da fecundidade e migração interna e internacional da população. Também foram vistos pontos de um plano de trabalho para o segundo semestre e a renovação ou aditamento dos convênios que permitem aos estados participarem deste estudo em âmbito nacional. Representando a Agência Condepe/Fidem, através da Diretoria de Estudos e Pesquisas, participaram o gerente geral de Estudos e Pesquisas Socioeconômicas, Rodolfo Guimarães, a gestora de Estudos Sociodemográficos, Virgínia Walmsley, além de Laudecina Pereira, Rita de Cássia, Francisco Augusto Albuquerque e Graça Rodrigues.

Para  Leila Ervatti, este encontro on-line permite uma maior proximidade entre as equipes, além do que as distorções podem ser analisadas em tempo real. “O IBGE se enriquece com as colocações do que ocorre em cada estado”, afirmou.

O diretor da área, Maurílio Lima, destaca que é importante a participação de todas as instituições de planejamento, pesquisa e estatísticas estaduais neste processo. “Pernambuco participa desde o início do projeto coordenado pelo IBGE, através de acordo de cooperação técnica firmado com a Agência Condepe/Fidem em 2015, que tem proporcionado a participação dos nossos técnicos em vários eventos voltados para o enriquecimento das discussões metodológicas para ampliação do conhecimento sobre as dinâmicas populacionais regionais. É resultado de todo um processo que busca a adoção de uma metodologia comum, a exemplo das Contas Regionais, com os resultados do PIB”, completou.