Notícias

BRUNO LISBOA REÚNE SERVIDORES PARA TRATAR METAS DE 2018

/image/journal/article?img_id=43092272&t=1522940040959

Publicada em: 05 / 04 / 2018

O presidente da Agência Estadual de Planejamento e Pesquisas de Pernambuco – Bruno Lisboa reuniu os servidores da entidade, nesta quarta-feira, 04. O encontro foi realizado no auditório do órgão e teve em pauta uma conversa sobre a nova estrutura e as metas priorItárias da Agência que serão executadas durante este ano de 2018: anteprojeto do Plano de Desenvolvimento Urbano Integrado – PDUI da Região Metropolitana do Recife (RMR), a Governança Metropolitana e as Contas Regionais.

Em sua fala, Bruno Lisboa convocou especialmente a todos os servidores da Agência Condepe/Fidem a comparecerem ao Seminário Governança Metropolitana – Diretrizes de Desenvolvimento Urbano Integrado, que será realizado nos dias 12 e 13, no auditório da Ribeira no Centro de Convenções, em Olinda. O evento vai reunir governantes e grandes especialistas nacionais de planejamento urbano. O objetivo é de gerar informações para subsidiar o PDUI/RMR, aprofundando o debate sobre os aspectos relevantes dos processos de elaboração dos PDUIs das metrópoles, entre outros. “É o momento da Agência Condepe/Fidem mostrar seu potencial na política de planejamento  e dentro da estrutura administrativa do estado”, comentou o gestor.

O presidente apresentou a nova estrutura da Agência Condepe/Fidem que agora comporta seis diretorias: Planejamento Territorial e Metropolitano; Governança Metropolitana Interfederativa; Estudos, Pesquisas e Estatísticas; Gestão Orçamentária e Financeira; Ordenamento Territorial; e, de Gestão Administrativa. Foi organizada com vistas a atender à Lei Estadual Complementar nº 382, de 09 de janeiro de 2018, que trata do novo Sistema Gestor Metropolitano – SGM, onde foi instituída como secretaria executiva dos Conselhos Deliberativo e Consultivo e do Comitê Executivo Metropolitano, entre outros.

Em seguida, as equipes fizeram uma apresentação detalhando as três metas prioritárias. O diretor de Governança Metropolitana, Luiz Quental, falou sobre as ações desta área, com ênfase ao seminário. A diretora Planejamento Territorial e Metropolitano, Sheilla Pincovsky, juntamente com as gerentes Cláudia Barreto e Sônia Calheiros falaram sobre o anteprojeto do PDUi, com a conclusão de um Termo de Referência para a contratação de uma consultoria que irá gerir a ação. No TR está prevista a elaboração de um diagnóstico preliminar, definição das tendências do cenário futuro; elaboração de diretrizes e definição e de um relatório final, entre outros. Maurílio Lima, de Estudos e Pesquisas, registrou as atividades de Contas Regionais, entre elas a modernização do Banco de Dados do Estado - BDE.

Bruno Lisboa disse que estas são as ações prioritárias mas que a entidade tem outras metas importantes a cumprir e que serão abordadas em outra ocasião. Entre os encaminhamentos deste encontro estão : indicação de técnicos para a realização de trabalhos em grupo, avaliação e sistematização do Diagnóstico Preliminar do PDUI, entre outros.