Fórum dá início ao processo de revisão do Plano Diretor de Taquaritinga do Norte

Publicada em: 03 / 04 / 2018

O Fórum de lançamento da revisão do Plano Diretor de Taquaritinga do Norte reuniu na semana passada cerca de cem pessoas na Câmara de Vereadores do município entre representantes da sociedade civil e do poder público local e de técnicos da Agência Estadual de Planejamento e Pesquisas de Pernambuco – Condepe/Fidem. O encontro teve como objetivos iniciar o processo da revisão do PD junto à população e formar o núcleo gestor que coordenará e acompanhará todo o processo

O próximo passo será a realização de capacitação desse Núcleo prevista para o dia 18 de abril. Durante o fórum, foi feita uma apresentação sobre a importância desta revisão, ressaltando as etapas envolvidas: diagnóstico, diretrizes, proposições, Projeto de Lei, entre outros.

A Gerente de Planejamento Territorial da Agência Condepe/Fidem, Cláudia Melo, ressaltou a importância da revisão do PD para o ordenamento e desenvolvimento do município. Já o prefeito da cidade, Ivanildo Mestre “Lero” falou sobre a  importância da realização do Fórum. "Esse momento é único e muito importante para toda Taquaritinga do Norte, pois a população esta aqui representada através de entidades e a própria câmara de vereadores, mostrando que as pessoas estão atentas aos assuntos relacionados ao futuro do município", disse o prefeito.

Estavam presentes ainda no evento os técnicos da Agência Condepe/Fidem Paulo da da Fonte e Larissa Carvalho, e da prefeitura o secretário de Gestão Evilásio Araújo; a coordenadora de Planejamento em Saúde, Deyze Barbosa, entre outros.

A Agência Condepe/Fidem presta apoio técnico à revisão do Plano Diretor. O último PD de Taquaritinga do Norte data de 2009. Este instrumento normativo deve ser revisto a cada 10 anos e serve para orientar a política de desenvolvimento e de ordenamento da expansão urbana do município.

“É importante a revisão dos planos diretores é importante para garantir o atendimento das necessidades da cidade, uma melhor qualidade de vida da população, preservar e restaurar os sistemas ambientais, entre outros”, afirma a  diretora de Planejamento Territoral e Metropolitana da Agência Condepe/Fidem, Sheilla Pincovsky,