Notícias

AVANÇAM ESTUDOS PREPARATÓRIOS PARA O PDUI

/image/journal/article?img_id=38511182&t=1497889736673

Publicada em: 19 / 06 / 2017

Em prosseguimento à preparação do Plano de Desenvolvimento Urbano Integrado  (PDUI) da Região Metropolitana do Recife, foi realizada nesta sexta-feira, 16, uma reunião de nivelação de conhecimento de informações entre os técnicos da Agência Estadual de Planejamento e Pesquisas de Pernambuco – Condepe/Fidem, que estão à frente da ação. O Plano é o instrumento que estabelece, com base em processo permanente de planejamento, as diretrizes para o desenvolvimento urbano da região metropolitana ou da aglomeração urbana.

 

Os coordenadores dos quatro grupos temáticos (Ordenamento Territorial, Meio Ambiente e Sustentabilidade, Mobilidade e Desenvolvimento Socioeconômico) fizeram uma explanação sobre os estudos que vêm sendo realizados internamente, com a coleta de informações sobre ações já executadas ou não e de trabalhos já existentes, visando à elaboração de um diagnóstico territorial. A sociedade civil será engajada no processo de elaboração do PDUI em etapa posterior, durante a realização de audiência públicas nos 14 municípios do território previstas para ocorrerem entre os meses de julho e agosto, quando também poderão agregar sugestões ao Plano. O documento, quando concluído, será encaminhado para validação pela Assembleia Legislativa do Estado – Alepe.

 

ESTUDOS - O grupo de Ordenamento Territorial foi subdividido em cartografia, uso do solo, urbanização, ordenamento territorial, entre outros. Já foram checados documentos e mapas atualizados dos Cadastros de Áreas Comprometidas com Intervenções – Caci voltados para os territórios de Suape e do Norte Metropolitano. Foram vistos documentos que mostram aspectos referentes à instalação de equipamentos como parques, unidades habitacionais, distritos industriais, shoppings, polos (médico e outros), além da área rural e de patrimônio histórico.

 

Com relação ao Meio Ambiente e Sustentabilidade, a equipe foi subdivida em drenagem, abastecimento de água, esgotamento sanitário, entre outros. Já servem como base de coleta de informações os planos de gerenciamento de drenagem das águas pluviais e do esgotamento sanitário da RMR e o Plano Diretor de drenagem urbana do Recife. O abastecimento de água e o de esgotamento sanitário têm como norte os estudos da Companhia de Abastecimento de Água – Compesa, incluindo o Cidade Saneada – PPPs, de 2013.

 

A equipe de Mobilidade relatou as dificuldades da integração viária nos núcleos urbanos e também mostrou as principais intervenções previstas para esta área como a implantação da PE-027 – trecho Chã da Cruz/Araçoiaba e a complementação da 2º perimetral, trecho PE-15/Casa Caiada, entre outros. O grupo Desenvolvimento Socioeconômico está debruçado nos estudos que tratam da saúde, educação, pobreza e condição de vida da população, inovação e desenvolvimento tecnológico. Uma nova reunião já ficou definida para o dia 27, quando haverá o fechamento das propostas que serão levadas para discussão nas audiências públicas.