Equipes trocam informações para compor diagnóstico do PDUI

Publicada em: 09 / 06 / 2017

Foi realizada nesta sexta-feira, (09.06), a primeira reunião geral com os membros de quatro grupos de trabalho temáticos da Agência Estadual de Planejamento e Pesquisas de Pernambuco que estão debruçados nos estudos preparatórios do Plano de Desenvolvimento Urbano Integrado da Região Metropolitana do Recife (PDUI). Os técnicos estão colhendo informações (em diversas fontes), visando traçar as diretrizes que vão nortear o diagnóstico preliminar do território, que irá subsidiar a elaboração do plano que posteriormente, será validado pela Assembleia Legislativa de Pernambuco.

O PDUI é uma exigência da Lei nº 13.089/2015, o Estatuto da Metrópole, e vai estabelecer as diretrizes metropolitanas para a gestão e execução das funções públicas de interesse comum, de forma conjunta entre o Estado e os 14 municípios que integram o território. A Agência Condepe/Fidem vem capitaneando o processo de adequação do planejamento estadual ao Estatuto da Metrópole, que prevê, além do PDUI,
ainda uma série de medidas, entre elas, a reativação do Conselho de Desenvolvimento da RMR – Conderm.

Isto ocorre, de acordo com o presidente da entidade Maurílio Lima, considerando o histórico da instituição frente à gestão do planejamento metropolitano e regional e sua representatividade na estrutura normativa em vigor, que introduz o Sistema Gestor Metropolitano. “Neste contexto, a Agência Condepe/Fidem está a frente deste processo de elaboração e implementação do PDUI a ser concebido e conduzido dentro do novo ambiente de governança interfederativa”, registra o gestor.

TRABALHO - Os grupos de trabalho temáticos focam em aspectos especificos desta questão: ordenamento territorial, meio ambiente e sustentabilidade, mobilidade, desenvolvimento socioeconômico, e, por fim, gestão metropolitana, que vai interpretar o Estatuto da Metrópole, com interface com o que rege outras normas estaduais. Segundo Cláudia Barreto, uma das coordenadoras da ação, os técnicos estão realizando o levantamento de informações para a elaboração de um diagnóstico territorial. Para isto têm consultado vários planos e outros documentos, como o Metrópole Estratégica, o Metrópole 2010, que apontam estratégias de desenvolvimento sustentável, além dos planos setoriais, com ações executadas nos últimos anos ou não em cada área específica, que tenham rebatimento com o PDUI.

As equipes estão se reunindo sistematicamente todas as sexta-feiras para a troca de conhecimento e para avançar na questão. Posteriormente outros órgãos nos dois temas e a sociedade civil serão incorporados em todo o processo, e durante a realização de 14 Audiências Públicas, sendo uma em cada município da RMR. Está sendo criado um site sobre o PDUI a exemplo do que já existe em São Paulo (Capital), em Salvador (Bahia) e em Vitória (Espírito Santo) para que a população possa interagir na formulação de propostas