Logo Condepe Notícias

24.11.2014 - 17:33
Municípios Saudáveis realizam seu 12° Encontro de Rede

Nesta quarta-feira (26), a partir das 8h, a Agência Estadual de Planejamento e Pesquisas de Pernambuco - Condepe/Fidem e o Núcleo de Saúde Pública e Desenvolvimento Social – NUSP/UFPE, promovem o 12° Encontro da Rede Pernambucana de Municípios Saudáveis. O evento objetiva trocar experiências entre os membros da Rede, aprender novos conceitos que permeiam as ações do projeto, além de expandir o alcance dos produtos comercializados pelos grupos que fazem parte da Rede de Municípios Saudáveis. O evento será realizado no hotel Onda Mar, localizado na Rua Ernesto de Paula Santos, 284, Boa Viagem.

Os participantes receberão as boas-vindas do presidente da Agência Estadual de Planejamento e Pesquisas de Pernambuco - CONDEPE/FIDEM, Maurílio Soares de Lima, da coordenadora do Núcleo de Saúde Pública e Desenvolvimento Social (NUSP/UFPE), Ronice Franco de Sá, e do diretor executivo de Apoio à Gestão Regional e Metropolitana, Luciano Pinto. Após as apresentações iniciais, a economista e professora do departamento de Economia da UFPE Maria Gatto Padilha apresentará o tema “Economia Criativa”. Padilha mostrará como os integrantes da Rede podem fazer a diferença unindo ações sustentáveis com geração de renda. A coordenação da mesa será feita pelo economista e diretor de Estudos e Pesquisas Socioeconômicas da Condepe/Fidem, Rodolfo Guimarães.

Após a primeira palestra do dia, a arquiteta Cátia Avellar apresentará, no formato de mesa redonda, as intervenções artísticas possíveis a partir do uso de materiais próprios do artesanato local e das experiências dos artesãos da Rede. A Gerente de Articulação Regional da Condepe/Fidem, Cláudia Melo, coordenará os trabalhos.

Pensar em ações de prevenção da violência que gerem um ciclo permanente de cultura de paz nos municípios é o tema do debate com a psicóloga especialista em Desenvolvimento Regional Local Sustentável, do NUSP/UFPE, Maria Lucena Gomes. Célia Trindade, coordenadora da Rede Pernambucana de Municípios Saudáveis na Condepe/Fidem, mediará o debate. Ao final do evento, haverá desfile das peças produzidas pelos artesões da Rede. Durante todo o seminário também haverá comercialização dos produtos com o selo da Rede.

A REDE - Resultado do Projeto Municípios Saudáveis no Nordeste do Brasil (2004-2008), a Rede Pernambucana tem a proposta de promover uma maior interação nos municípios e entre eles, abrindo espaços para a ação conjunta, integrada, da população com o poder público local. O objetivo é claro: melhorar a qualidade de vida e assegurar a sustentabilidade local. Este conjunto de parceiros também pretende atuar na redução das desigualdades sociais. Considera-se saudável o município que investe continuamente na melhoria de seu ambiente físico e social, utilizando recursos da comunidade e o seu potencial sócio-econômico, político e cultural, com a participação efetiva dos cidadãos e a união de todos os setores da gestão pública. Em Pernambuco, a Rede é formada por 20 municípios.

Voltar