COMCAR/PE


COMISSÃO ESTADUAL DE CARTOGRAFIA DE PERNAMBUCO

 

A Comissão Estadual de Cartografia de Pernambuco – COMCAR/PE é um órgão colegiado, consultivo, propositivo e deliberativo, instituído pelo Decreto Estadual Nº 40.223/2013, responsável pela formulação de uma política cartográfica e gestão do Plano Cartográfico de Pernambuco. A comissão é presidida pela Agência Estadual de Planejamento e Pesquisas de Pernambuco – CONDEPE/FIDEM.

A COMCAR/PE tem como competências institucionais estabelecer as diretrizes básicas, essenciais à coordenação da produção e armazenamento das informações referentes à Cartografia Sistemática e temática do Estado, em conformidade com os princípios da Infraestrutura Nacional de Dados Espaciais - INDE. Também faz parte das competências da COMCAR/PE o planejamento de planos e programas estaduais que envolvam a área das Geociências.

Um dos projetos pioneiros realizados, atualmente, em Pernambuco consiste nos serviços de base cartográfica a partir de levantamento aerofotogramétrico e cobertura por perfilamento a laser do Estado, contratados pela Secretaria de Infraestrutura. A COMCAR/PE, por meio da Agência CONDEPE/FIDEM, trabalha no processo de atualização, unificação e padronização da base cartográfica de todo o território pernambucano.

O trabalho consiste na implantação, operação e disseminação nos sistemas de informações geográficas e georreferenciadas, bem como a realização de estudos e pesquisas de natureza geográfica, geodésica e cartográfica. Ao final, serão produzidos: Ortofotocartas de todo o Estado na escala 1:5.000 e 870 km² na escala 1:1.000, MDT e MDE que auxiliarão os governos no planejamento de políticas públicas, além de estarem disponíveis para consulta da sociedade.

A produção da cartografia estadual também é realizada em parceria entre a COMCAR/PE e a Agência CONDEPE/FIDEM. Os produtos que compõem o acervo cartográfico estadual são os seguinte:

Ortofotocartas;

Cartas altimétricas;

Cartas planimétricas;

Cartas planialtimétricas e temáticas;

Referenciadas ao Sistema Geodésico Brasileiro – SGB.

 

As subcomissões compostas na estrutura organizacional da COMCAR/PE contemplam quatro grandes temas: Geoinformação; Mapeamento Básico; Geodésia; e Fotogrametria e Sensoriamento Remoto. Todas as temáticas são discutidas entre 24 instituições que compõem a COMCAR/PE.

 

 

Sites:

http://www.inpe.br (INPE - Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais)

http://www.geoportal.eb.mil.br/ (Banco de Dados Geográfico do Exército)

http://downloads.ibge.gov.br/ (IBGE-Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística/downloads)

http://www.inde.gov.br (INDE-Infraestrutura Nacional de Dados Espaciais)

http://www.concar.gov.br (CONCAR-Comissão Nacional de Cartografia)

http://www.pe3d.pe.gov.br/