Apresentação

 

O Produto Interno Bruto – PIB – é o indicador macroeconômico que sintetiza o resultado final da atividade produtiva, sendo utilizado para medir o desempenho econômico do País, Regiões, Unidades Federativas ou Municípios, podendo ainda ter periodicidade trimestral ou anual.

Em Pernambuco, cabe ao órgão oficial de estatística, a manutenção de um processo de cooperação mútua, junto ao Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística – IBGE, coordenador nacional do Sistema de Contas Nacionais brasileiro, com vistas a alimentar um esquema contínuo de Contabilidade Regional para a geração de informações econômicas. Essa cooperação visa, em sua magnitude, a produção de indicadores compatíveis e comparáveis metodologicamente, entre países, estados e municípios.

Os resultados divulgados nesta seção são detalhados em três níveis: PIB global anual, com informações sobre os valores correntes de cada setor do Estado, a sua composição setorial e os índices de evolução do volume de cada setor/atividade; PIB municipal anual, com os valores correntes para cada município do Estado e para as Regiões de Desenvolvimento - RDs, a composição setorial e a evolução do volume; PIB trimestral, com os resultados dos índices de volume para cada setor do PIB estadual.

Essas informações têm, dentre outros fatores, a importância de subsidiar os gestores que querem conhecer a dinâmica econômica do estado e de seus municípios e que utilizam este material para elaboração de políticas voltadas para o desenvolvimento municipal e regional, bem como na busca pela captação de novos recursos.

É Importante ressaltar que os resultados obtidos no PIB trimestral são frutos dos avanços metodológicos no desenvolvimento do SCR, o que possibilitou alguns Estados da Federação, através de seus órgãos estaduais de estatística passarem a desenvolver esses estudos, sendo Pernambuco um deles. Esses resultados obtidos refletem apenas as variações quantitativas no volume do valor adicionado a preços básicos e não como no SCN, onde os índices de preço também são considerados no resultado final, obtendo dessa forma um valor. Assim, a compatibilidade entre o cálculo do PIB trimestral e o SCN se faz através do resultado obtido no índice de volume em ambos. A adoção, pela Agência CONDEPE/FIDEM, de sistema de cálculo e divulgação dos valores do PIB trimestral será efetuada em etapas posteriores com o aperfeiçoamento metodológico. Esses resultados são um importante instrumento de apoio à tomada de decisões de curto prazo com grande precisão e eficácia

Além desses indicadores supracitados, como fruto da ampliação dos estudos das Contas Regionais de Pernambuco, outros produtos também são desenvolvidos nesta seção, representados pela Tabela de Recursos e Usos – TRU – elaborada e divulgada em 2010 e do Estudo dos impactos dos novos empreendimentos na economia estadual, significando um importante avanço na compreensão do PIB em um contexto onde são disponibilizadas informações sobre os fluxos de oferta e demanda de bens e serviços da economia estadual.