Apresentação

Agência Estadual de Planejamento e Pesquisas de Pernambuco – CONDEPE/FIDEM, coloca à disposição da sociedade o Anuário Estatístico de Pernambuco, cuja série de publicação iniciou-se no ano de 2011. O empenho da agência CONDEPE/FIDEM, através da Diretoria de Sistematização e Disseminação de Informações – DSDI, em dar continuidade à elaboração deste documento traduz o esforço permanente de atualização do banco de dados da instituição, considerando que este tem sido uma valiosa fonte de informação para o estudo e conhecimento da realidade do Estado. Por entender que a informação de modo sistematizado e transparente é de fundamental importância para a construção e consolidação de uma sociedade mais justa e democrática. As informações apresentadas têm por objetivo agregar os aspectos físicos, sociais, econômicos e demográficos de Pernambuco, servindo de subsídios tanto para a formulação de políticas públicas com vistas ao desenvolvimento em bases sustentáveis, como para planejamento do setor privado na medida em que compila informações atualizadas sobre os 184 municípios e o distrito de Fernando de Noronha.

Este documento é resultado do empenho dos profissionais que compõem o corpo técnico, por meio da Gerência de Informações Estatísticas - GEST, e da contribuição sobretudo no que concerne à cessão de informações fundamentais à elaboração de um trabalho deste porte. Destacamos a valiosa colaboração das diversas instituições que nos fornecem os dados básicos para a elaboração do documento.

Com o Anuário Estatístico do Estado de Pernambuco, reafirmamos o compromisso de organizar, tratar e disseminar informações sobre a realidade do Estado, contribuindo, assim, para seu desnvolvimento. As Informações produzaidas pela GEST, nesta versão para o site específico (www.anuario.pe.gov.br) representam um avanço na divulgação de informações como resultado de amplo processo de gestão, característico de sua missão institucional.

Os Anuários anteriores regressam as publicações das informações de todos os anuários, já prublicado pela Gerência de Informações Estatísticas – GEST. Historicamente é importante esclarecer como forma de situar melhor o leitor ou quem venha dele se apropriar para consulta de dados estatísticos relacionados ao Estado de Pernambuco. Também ressaltar que o Anuário Estatístico, Incorpora, a preocupação com a informação, entendida como chave para a cidadania e componente essencial das decisões sobre investimentos públicos e privados. É dessa forma que o Governo do Estado amplia e fortalece a participação da sociedade no exercício da cidadania.


Mostrando 3 resultados.


Mostrando 1 resultados.