Conteúdo Conteúdo

 Território Estratégico de Suape - Conclusão do Programa Especial de Controle Urbano e Ambiental do Território Estratégico de Suape

 

A Agência Condepe/Fidem desenvolveu em2019 o Programa Especial de Controle Urbano e Ambiental do Território Estratégico(TE) de Suape que incluiu cinco municípios da Região Metropolitana do Recife e mais quatro municípios da Mata Sul de Pernambuco, considerados como área de influência dos impactos advindos de grandes investimentos no Complexo Industrial Portuário de Suape.

 

 

 

 

 

O objetivo foi o de estruturar as entidades municipais e estaduais para o desempenho eficiente das funções de gestão territorial. Foram estabelecidos em Eixos, Diretrizes e sete Projetos, conforme figura a seguir:

 

 

 

 

Essa operação foi financiada pela BNDES por meio do CONTRATO de Colaboração Financeira Não-Reembolsável Nº 10.2.0193.1, celebrado em 15/09/2010, entre o BNDES e o Estado de Pernambuco, com Interveniência da Agência Condepe/Fidem.

 

O Programa- piloto - se caracterizou por natureza inovadora e pioneira ao tratar de um tema complexo e normalmente relevado pelos gestores públicos, o controle do uso do solo urbano e ambiental.  A ação teve um caráter pedagógico no grande desafio de resgatar a gestão territorial como tema prioritário para todos os atores envolvidos, onde cada um dos agentes teve a oportunidade de “aprender” através de atividades. O programa teve a incumbência de transformar uma cultura instalada para que ela priorize a ocupação sustentável do território e fortaleça a sua gestão territorial, com integração e participação efetiva de todos os envolvidos.

 

Acesse aqui osResumos Executivos do Plano e do Programa

 

 

Rede de Municípios Saudáveis no Nordeste do Brasil

 

 

Outro projeto exitoso,foi o Municípios Saudáveis no Nordeste do Brasil (2004-2008). A Rede Pernambucana teve a proposta de promover uma maior interação nos municípios piloto e entre eles, abrindo espaços para a ação conjunta, integrada, da população com o poder público local, visando melhorar a qualidade de vida e assegurar a sustentabilidade local.


Considera-se saudável o município que investe continuamente na melhoria de seu ambiente físico e social, utilizando recursos da comunidade e o seu potencial socioeconômico, político e cultural, com a participação efetiva dos cidadãos e a união de todos os setores da gestão pública. Participaram inicialmente deste projeto os municípios de Barra de Guabiraba, Bonito, Camocim de São Félix, Sairé e São Joaquim do Monte.